sexta-feira, 21 de maio de 2010

Há algo de Podre no Reino de Beth,Londres 2012 lança seus "cíclopes",digo mascotes

Duas gotas de aço de uma viga do Estádio Olímpico de Londres “ganham vida” e recebem a missão de atrair crianças e jovens para o esporte. Esta é a história de Wenlock e Mandeville, que foram apresentados nesta quarta-feira para serem os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, na Grã-Bretanha.

Segundo o presidente do LOCOG, Sebastian Coe, Wenlock e Mandeville deverão visitar vários países com a intenção de promover os Jogos londrinos. Coe explicou que os mascotes foram desenhados "para as crianças".

- Eles deverão ligar os jovens ao esporte e, além disso, contar a história dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos - disse o dirigente e ex-atleta.

Os personagens levam o nome da pequena cidade de Much Wenlock (Inglaterra), que inspirou o Barão Pierre de Coubertin a criar os Jogos Olímpicos modernos, no século XIX, e o do hospital Stoke Mandeville de Buckinghamshire, também na Inglaterra, onde nasceram os Jogos Paraolímpicos.

Idéia inusitada

Os próprios nomes dos personagens têm relação com a história das Olimpíadas: remetem à cidade de Much Wenlock, na Inglaterra, que inspirou o Barão Pierre de Coubertin a criar os Jogos Olímpicos modernos, no século XIX, e ao hospital Stoke Mandeville, de Buckinghamshire, onde nasceram os Jogos Paraolímpicos.

"As crianças não querem mais mascotes fofinhas. Querem algo com que interagir. Algo com uma boa história por trás", continuou Sebastian Coe. A história dos ciclopes prateados diz que um operário levou para casa, no dia em que se aposentou, sobras de metal da construção do Estádio Olímpico.

Tal qual Gepeto - o vovô criador de Pinóquio - ele moldou a dupla e entregou a seus netos. Os dois, então, ganharam vida e imediatamente começaram a praticar esportes. O conto foi criado pelo autor de livros infantis, Michael Morpurgo. Inusitados, Wenlock e Mandeville fogem à regra quanto aos mascotes dos últimos Jogos Olímpicos. E mais uma vez a reação da mídia britânica foi constrangedora.

Reações da Mídia

A reação dos especialistas em marketing,na noite do dia 19 de maio.A mídia especializada chamou a escolha dos cíclopes de "uma calamidade" e previu um prejuízo histórico em relação a imagem.

Stephen Bayley, o mais conceituado crítico de design britânico, disse: "O que vem na mente da organização desses jogos,parecendo que conduzem a organização de uma forma paternalista, e com um infantilismo cretino? Por que não podemos ter algo que podemos sentir orgulho, em vez dessa versão informatizada dos Smurfs adaptada para a geração do IPOD ?

"Se os jogos vão ser lembrados por sua imagem,eles serão uma catastrófe."

Lord Coe, presidente do Comitê Organizador de Londres dos Jogos Olímpicos, defendeu os mascotes, dizendo que irão inspirar os jovens a se envolver com esporte.

"Criamos nossos mascotes para as crianças. Ao associar os jovens valores do esporte, Wenlock e Mandeville poderão ajudar a inspirar as crianças a se esforçar para ser o melhor que podem ser ", disse ele.

Aaron Shields, um dos sócios da agência de design BrandInstict, afirmou: "Eu não acho que as pessoas vão se relacionar com essas criações muito modernas. ” A primeira regra de criação de mascote é fazer algo de familiar e acessível, e não algo bizarro. Estes dois serão associados a um dos maiores fracassos da história dos Jogos. "

Os dois personagens são nomeados após a aldeia de Much Wenlock em Shropshire - que sediava um percursor para os Jogos Olímpicos Modernos, no século 19 - e Stoke Mandeville Hospital, em Buckinghamshire, o berço dos Jogos Paraolímpicos. Em homenagem aos táxis de Londres, cada um tem uma luz amarela no topo da sua cabeça, com uma inicial no meio.

Os organizadores não quiseram comentar sobre o custo de criação dos mascotes, que foram projetados pela Agência londrina Iris.Mas alegou que foram investidas "algumas milhares de libras", porque grande parte dos trabalhos foi caseira e realizada com investimento dos patrocinadores

A polêmica segue uma linha semelhante sobre o logotipo de 2012, que foi revelado em 2007, depois de os organizadores gastaram £ 400,000 em sua concepção.

Stephen Bayley condenou o logo na altura como "uma confusão pueril, um fracasso artístico e o príncipio de um escândalo".

Bem,deve ser f*** explicar para uma criança o que é isso !



Adaptados das Agências Internacionais e do Daily Telegraph

Nenhum comentário: