sábado, 28 de março de 2009

COI veta revezamento internacional da tocha a partir de 2016

DENVER (Reuters) - Os revezamentos da tocha olímpica no futuro evitarão o risco de atrair atenção negativa, e agora voltarão a ocorrer somente dentro das fronteiras do país- sede de cada edição, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Após os protestos e as cenas desagradáveis que marcaram o revezamento mundial da tocha antes dos Jogos Olímpicos de Beijing, no ano passado, o conselho executivo do COI decidiu fechar uma brecha no contrato com a cidade-sede para proibir a passagem internacional da tocha, começando pela Olimpíada de 2016, à qual o Rio de Janeiro é candidato.

O percurso da tocha era meramente local até os Jogos de 2004, quando os organizadores decidiram levá-la aos quatro cantos do mundo - incluindo o Rio de Janeiro - pelo simbolismo que tomou conta do evento.Afinal,as Olimpiadas voltavam a Grécia depois de 108 anos.O revezamento posterior para Turim foi relativamente doméstico somente cidades de outros países que fazem fronteira direta com a Itália receberam o revezamento 6 cidades de 6 países foram escolhidas.

Em 2008 ela passou por 18 países e 2 RAEs,mas ela se tornou um chamariz de problemas,já que em muitas cidades escolhidas ela foi escolhida como foco de protestos contra as políticas internas e externas da China.
Em vez de representar um símbolo de esperança e inspiração, a tocha teve seu papel invertido.

Para o ano que vem o Canadá optou por fazer um revezamento doméstico,mas mesmo assim muito longo.O percurso será o maior percurso doméstico da história do revezamento.Será uma jornada de 45 mil km e 106 dias.A tocha será acesa no dia 29 de Setembro e chegará a Vancouver no dia 10 de fevereiro do ano que vem.Os dois últimos dias serão realizados na cidade sede até chegar a BC Place,onde serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento.È a primeira vez que as cerimônias dos Jogos serão realizadas em recinto indoor e ai rola o mistério como será acessa a pira e se ela fica ou não do lado de fora do estádio.

Por outro lado, a redução do itinerário coincide com uma série de propostas aprovadas pelo COI ainda em 2002 para cortar os gastos dos Jogos. A medida é aplicável, por enquanto, aos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá, em fevereiro do ano que vem, e aos de Verão de Londres, em 2012.A cidade-sede dos Jogos de Inverno de 2014 em Sochi,na Rússia serão obrigados a seguir essa medida.

"Após o revezamento de Atenas (2004), que foi o primeiro revezamento internacional, chegamos à conclusão de que era mais fácil se a tocha ficasse dentro do país", afirmou a repórteres o diretor executivo do COI, Gilbert Felli, na quinta-feira.

O Rio concorre com Madri, Tóquio e Chicago pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/03/27/coi-proibe-que-tocha-olimpica-deixe-pais-sede-de-jogos-755028344.asp

Nenhum comentário: