sábado, 28 de março de 2009

COI veta revezamento internacional da tocha a partir de 2016

DENVER (Reuters) - Os revezamentos da tocha olímpica no futuro evitarão o risco de atrair atenção negativa, e agora voltarão a ocorrer somente dentro das fronteiras do país- sede de cada edição, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Após os protestos e as cenas desagradáveis que marcaram o revezamento mundial da tocha antes dos Jogos Olímpicos de Beijing, no ano passado, o conselho executivo do COI decidiu fechar uma brecha no contrato com a cidade-sede para proibir a passagem internacional da tocha, começando pela Olimpíada de 2016, à qual o Rio de Janeiro é candidato.

O percurso da tocha era meramente local até os Jogos de 2004, quando os organizadores decidiram levá-la aos quatro cantos do mundo - incluindo o Rio de Janeiro - pelo simbolismo que tomou conta do evento.Afinal,as Olimpiadas voltavam a Grécia depois de 108 anos.O revezamento posterior para Turim foi relativamente doméstico somente cidades de outros países que fazem fronteira direta com a Itália receberam o revezamento 6 cidades de 6 países foram escolhidas.

Em 2008 ela passou por 18 países e 2 RAEs,mas ela se tornou um chamariz de problemas,já que em muitas cidades escolhidas ela foi escolhida como foco de protestos contra as políticas internas e externas da China.
Em vez de representar um símbolo de esperança e inspiração, a tocha teve seu papel invertido.

Para o ano que vem o Canadá optou por fazer um revezamento doméstico,mas mesmo assim muito longo.O percurso será o maior percurso doméstico da história do revezamento.Será uma jornada de 45 mil km e 106 dias.A tocha será acesa no dia 29 de Setembro e chegará a Vancouver no dia 10 de fevereiro do ano que vem.Os dois últimos dias serão realizados na cidade sede até chegar a BC Place,onde serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento.È a primeira vez que as cerimônias dos Jogos serão realizadas em recinto indoor e ai rola o mistério como será acessa a pira e se ela fica ou não do lado de fora do estádio.

Por outro lado, a redução do itinerário coincide com uma série de propostas aprovadas pelo COI ainda em 2002 para cortar os gastos dos Jogos. A medida é aplicável, por enquanto, aos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá, em fevereiro do ano que vem, e aos de Verão de Londres, em 2012.A cidade-sede dos Jogos de Inverno de 2014 em Sochi,na Rússia serão obrigados a seguir essa medida.

"Após o revezamento de Atenas (2004), que foi o primeiro revezamento internacional, chegamos à conclusão de que era mais fácil se a tocha ficasse dentro do país", afirmou a repórteres o diretor executivo do COI, Gilbert Felli, na quinta-feira.

O Rio concorre com Madri, Tóquio e Chicago pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/03/27/coi-proibe-que-tocha-olimpica-deixe-pais-sede-de-jogos-755028344.asp

sexta-feira, 20 de março de 2009

Apenas 3 cidades se candidataram a Universíade de Verão de 2015.

No dia 15 de março (ultimo domingo),em Bruxelas na Bélgica foram entregues os livros das cidades candidatas para as edições da Universiade em 2015.O interesse em relação a realização foi baixo em consideração as candidaturas das ultimas edições.Já que tinhamos 6 países que confirmaram a seu interesse,mas somente 3 confirmaram sua candidatura.Edmonton no Canadá,Gwangju,na Coréia do Sul e Taipei,em Taiwan
Na edição de Inverno só temos um país candidato a Espanha.A escolha das sedes sai no dia 23 de Maio,na sede da FISU em Bruxelas na Bélgica.

E para edição de Inverno temos só a cidade de Granada na Espanha.

Um panorama das cidades candidatas.As três cidades são pólos universitários em seus respectivos países.Mas,a que se destaca mais é Edmonton,por causa da

Edmonton:
Edmonton é a capital da província canadense de Alberta,está no centro da Província.é a sexta maior cidade do Canadá com 1 milhão de habitantes e isso coloca a cidade norte-americana mais ao norte com 1 milhão de habitantes.Edmonton se prevalece do fato de já ter sediado os Jogos da Commonwealth de 78 a Universiade em 83 e o Campeonato Mundial de Atletismo em 2001 e Jogos das Copa do Mundo sub-20 Masculina de 2007 e Sub-19 Feminina de 2002.É a cidade mais preparada para o evento,mas pode ser diretamente prejudicada se a Região de Toronto ganhar o Pan de 2015.

O Comitê Organizador escolheu as datas de 1 a 12 de Julho para a realização dos jogos.Aproveitando que 1 de Julho é a Festa Nacional do Canadá e como esportes opcionais:o Ciclismo,o Golfe,as Lutas, o Remo e o Rúgbi.

Gwangju
Gwangju é a sexta maior cidade da Coréia do Sul.Foi elevada a Metropóle autonoma da em 89.A população da cidade está por volta de 1,5 milhão de habitantes.É talvez das três cidades a menos conhecida.Mas,ela foi candidata a Universíade de 2013 e perdeu para Kazã.O fato de não ser uma cidade da fama das outras candidatas pode atrapalhar e muito,mas devido aos fatores previstos para Edmonton.Pode ser a provavel sede do certame.A Coréia do Sul é um país experiente em eventos de Grande porte: Já sediou as Olímpiadas uma vez em 1988,os Jogos Asiáticos em 1986 na mesma Seul,o mesmo certame em 2002 em Busan e sediará a edição de 2014 em Incheon.Realizou com sucesso os Jogos Asiáticos de Inverno de 1999 na Província de Kangwon.A Universiade de Inverno em 1997 nas cidades de Muju e Jeonju na provincia de Jeollabuk-do,a Universiade de Verão de 2003 em Daegu.Além é claro da Copa do Mundo de 2002,junto com o Japão.A proximidade de datas (Jogos Asiáticos de 2014 em Incheon) pode limar a candidatura coreana ou não se aproveitando do fato que em 2002/2003 aconteceu a mesma situação. (Copa do Mundo,Jogos Asiáticos de 2002 e a Universiade de 2003 foram em território coreano.

O Comitê Organizador faz proposta de duas probabilidades de datas de acordo com o calendário dos eventos em 2015.

O Comitê Organizador escolheu as datas de 1 a 12 de Julho ou 6 a 17 de Agosto para a realização dos jogos e como esportes opcionais:o Badminton,o Golfe,o Handebol, o Tiro , o Tiro com Arco e o Remo e o Rúgbi.

Por ultimo temos Taipei

Das 3 cidades Taipei é a maior de todas,mas é a menos experiente.Apesar de sediar o mundial de esportes não olímpicos e as Surdolimpiadas desse ano.A cidade não divulgou praticamente nada até agora sobre seus planos para a Universiade.Só sabemos que o Softbol e o Baseball estão propostos como esportes opcionais.E a resistência da China em relação ao Taipei,que pode ser diretamente eliminado por causa disso.

A escolha da sede é no dia 23 de maio em Bruxelas,capital da Bélgica

Record prova do Próprio Veneno e perde os direitos da Champions League para a Globo.

Você conhece o ditado "O feitiço vira contra o feiticeiro"?
Dessa vez virou mesmo

Pois,é usando a mesma tática que a Record usou na compra das Olímpiadas de 2010 e 2012 e dos dois próximos Pan-Americanos.A Globo aproveitou uma mudança mundial de regras, determinada na última sexta-feira,exatamente ao apagar das luzes, o Brasil assistiu a uma reviravolta na cessão dos direitos de transmissão do principal torneio inter-clubes do mundo.

A partir da temporada 2009-2010, a Globo será a nova detentora dos direitos de exibição da Liga dos Campeões da Europa para a TV aberta.O Contrato com a Record vence em Agosto desse ano. A perda é um golpe duro para a mesma que tinha uma grande audiência e faturamento no horário dos jogos.

A confirmação foi feita pela UEFA nesta segunda-feira, após a entidade máxima do futebol europeu decidir abrir uma brecha nas regras de venda dos direitos da Liga dos Campeões. Nos jogos que serão exibidos pela Globo, a Heineken, principal patrocinadora da competição,estará vetada por isso não poderá exibir sua logomarca e também não fará o comercial que antecede as transmissões do evento, práticas que se tornaram praxe em todo o mundo.

"Havia um problema em relação à Heineken e, por isso, não tínhamos o interesse em exibir o torneio. Mas agora essa questão foi resolvida e decidimos transmitir a Liga dos Campeões, que também será repassada à Band", afirmou à Máquina do Esporte o diretor executivo da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, que é o responsável pela negociação dos direitos de transmissão da emissora carioca. A UEFA explicou que troca de detentoras foi pela constante queda de audiência que o evento vem tendo ao longo dos ultimos anos.

A Globo pagou por volta de 1,5 milhão de doláres por temporada . Pelo contrato, a Globo terá direito a exibir as partidas das quartas-feiras da Liga e repassar um jogo por semana para a Band, enquanto que os jogos das terças-feiras serão exibidos pela TV Esporte Interativo. Na TV fechada, a transmissão segue com a ESPN.

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/...a-754865388.asp

sábado, 7 de março de 2009

Pedido de Desculpa

A todos meus leitores,me desculpe por ter andado ausente por esses dias.As aulas recomeçaram e tah sendo dose voltar a rotina (a parada de carnaval mandou tudo a água a baixo).


Atualizando a Universiade de Inverno foi um sucesso de todas as formas.

Nos ultimos 3 dias do evento foi se vista uma disputa ferrenha pelas medalhas entre China e Rússia.Houve um empate nas medalhas de ouro 18 pra cada lado.O evento que colocou a China em primeiro foram os 12,5 km do Biathlon feminino,que a chinesa Song Chaoqing ganhou e garantiu a primeira colocação em relação as medalhas de ouro.Já que a China tinha 18 de prata e a Rússia tinha 12.O desempate em relação ao total,veio das medalhas de bronze foram 12 pra China e 19 pra Rússia,colocando assim a diferença de 3 medalhas no total 48 a 51 (!)

No dia 7o dia do evento foi o dia que teve mais finais.Foram 14,estas em todos os esportes menos o Biathlon,a Patinação de Velocidade e os esportes coletivos.

As competições do esqui alpino reiniciaram com o Super G de ambos sexos. A Suíça conseguiu os 2 ouros e 1 bronze no masculino.A prata no masculino foi pra Eslováquia e pra França no feminino.E o bronze do feminino foi pra Rep.Tcheca.

No Cross-Country houveram as competições da Persiguição Feminina de 5 km.As três medalhas foram para a Rússia.No masculino,houve a mesma competição na distância de 7,5 km e as medalhas também foram pra Rússia.

No salto de Esqui houveram os saltos da pista de 125 metros.Esta modalidade é somente praticada por homens.O ouro foi pra Áustria,e os dois lugares restantes no pódio pra Coréia do Sul.

Nas competições de Combinado Nórdico foi realizado o revezamento 3 x 5 km.No evento do salto K90.A Áustria ficou em primeiro,a Rússia em segundo e o Japão em terceiro.
No revezamento as coisas mudaram. O Japão conseguiu a medalha de ouro,a prata foi pra Alemanha e o bronze foi pra Rússia.

No esqui estilo livre houve o evento do Aerials Masculino.As três medalhas foram pra China.

No snowboarding aconteceram os eventos do Paralelo Gigante.O ouro foi pra Áustria,a prata foi para o Japão e o bronze para a Polônia.No masculino o ouro foi pra Rússia,a prata foi pra Áustria e o bronze para a Alemanha.

No último dia do Short Track aconteceram os revezamentos e os 1000m individuais.No revezamento feminino de 3000m.O ouro foi pra China,a prata para a Coréia do Sul e o bronze foi pro Canadá.Nos 1000m feminino o ouro e a prata também foram pra China e o bronze pra Coréia do Sul.No revezamento masculino de 5000m o ouro foi para a China,a prata para o Canadá e o bronze para a Coréia do Sul.Nos 1000m a medalha de ouro foi pra China,a prata para o Canadá e o bronze para a Coréia do Sul.

Na patinação artística aconteceu um resultado histórico.Israel conseguiu a sua primeira medalha de ouro na Dança no Gelo.A prata foi pra Rússia e o bronze foi pra dupla da Ucrânia.

No Hóquei no Gelo houveram apenas jogos do torneio masculino.
Grupo A:
China 7 x 3 Grã-Bretanha
Canadá 3 x 1 Rep.Tcheca

Grupo B:
Japão 5 x 2 Coréia do Sul
EUA 0 x 8 Rússia


Curling

Houveram 2 rodadas no torneio feminino.

7ª Rodada.
CHN 6 X 7 CAN
GBR 6 X 5 USA
CZE 3 X 7 JPN
POL 1 X 11 RUS
SWE 6 X 5 KOR

8ª Rodada.
JPN 3 X 10 KOR
USA 3 X 5 CZE
POL 0 X 8 SWE
CHN 13 X 2 RUS
CAN 9 X 3 GBR

E apenas uma rodada no torneio masculino

7ª Rodada
SWE 7 X 0 USA
FIN 4 X 11 GBR
CHN 7 X 4 CAN
NOR 5 X 4 SUI
JPN 11 X 8 KOR

segunda-feira, 2 de março de 2009