sábado, 9 de novembro de 2013

Brasília será sede da XXX Universíade

Como candidata única, a capital federal brasileira só precisava ser anunciada oficialmente como a sede da Universíade de Verão de 2019. E foi o que aconteceu neste sábado, quando a Federação Internacional de Desportos Universitários (FISU, na sigla em inglês) confirmou Brasília como cidade-sede em evento realizado em Bruxelas, na Bélgica.
A cidade russa de Krasnoyarsk,a capital da Sibéria foi também confirmada como sede da Uníversiade de Inverno do mesmo ano.
A última vez em que a competição internacional foi sediada em território brasileiro foi a exatos 50 anos em Porto Alegre.
Com um investimento de R$ 2,2 bilhões,a cidade conta com 62% das instalações prontas entretanto,muitas deverão ser reformadas como o Cláudio Coutinho e o Centro Olímpico da uNb.Um fato interessante é que ao contrário de muitas sedes anteriores,uma grande variedade de instalações será provisória,o que reduzirá em muito os custos dos Jogos.
Brasília, que já havia se candidatado a sediar os jogos em 2017, sendo derrotada por Taipei, era a única escolha possível desta vez por conta das desistências de Baku (Azerbaijão) e Budapeste (Hungria).Entretanto,para ser eleita,a cidade precisava de 12 dos 23 votos possíveis do Comitê Executivo da FISU.
"O mundo vai testemunhar nos próximos anos que somos uma nação apaixonada pelo esporte e um país que valoriza educação. Mais do que a Copa do Mundo, a Universíade representa uma iniciativa concreta para promover o Movimento do Esporte Universitário", declarou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral após o anúncio da escolha da cidade sede perante os membros da FISU.

Nenhum comentário: