sábado, 10 de novembro de 2012

Suécia: Em como renovar o Eurovision ? - Parte 1

Olá a todos,talvez muitos se perguntem,além de uma visão geográfica dos Grandes eventos esportivos,eu tenho um carinho muito especial pelo Eurovision Song Contest,maior evento não-esportivo do mundo.Essa paixão começou em 1998,quando assisti o festival pela primeira vez em delay no canal internacional da Television Española (a TVE).Muitos dos posts no meu blog são sobre este evento que é talvez o maior evento não esportivo e de entretenimento do mundo.As suas audiências a cada ano,são maiores do cerimônia do Oscar,mas ele eventualmente perde para eventos como a abertura das Olímpiadas,a final da Copa do Mundo,e o Superbowl.Antes de explicar as mudanças propostas pela SVT para o Eurovision Song Contest,que será realizado em Malmö,na Suécia entre 14 e 18 de maio de 2013.Explicarei mais ou menos como funciona,como se organiza e como é esse evento.

Por mais de 57  anos,a Europa viu e enfrentou vários problemas e diferenças.Fronteiras caíram e foram erguidas,barreiras de intolerância e guerra caíram.Um dos únicos aspectos do Eurovision Song Contest é a sua habilidade de acompanhar essas mudanças através dos tempos.O que nele não mudou foi a sua capacidade de atrair milhões de pessoas,independente de raça,religião,cultura,opção sexual juntas no maior evento de entretenimento anual do mundo conseguindo atrair audiências de mais de cem milhões de pessoas por ano dentro e fora da Europa durante quatro horas por uma noite.


Quem organiza ?
A European Broadcasting Union (EBU) é a mais importante e ativa associação de rádio-televisões do mundo (85 membros de 56 países) que promove transmissões de acesso público,cooperação entre eles,fazendo transmissões compartilhadas para desenvolver o desenvolvimento e troca de conteúdos  entre seus membros.A sua área de abrangência da Islândia até a fronteira da Turquia com o Iraque,estão englobados também os países da África Mediterrânea,e os países do Oriente Médio,banhados pelo mesmo mar.Por isso participam do festival países como Armênia,Azerbaijão,Géorgia,Israel e Marrocos.

A realidade das emissoras públicas europeias é diferente das do resto do mundo,já que elas são protagonistas do mercado radiotelevisivo em seus respectivos países e muitas são líderes de share em seus mercados locais e estão comprometidas com suas realidades locais.A EBU as representa perante a EU e nas questões internacionais relativas aos seus membros,respeitando seus valores e fazendo com que as suas vozes sejam escutadas por aqueles que tomam as suas decisões.

Em 1950,após quase duas décadas de conflitos,as emissoras públicas da Europa Ocidental embarcaram numa aventura.Graças,a um pensamento de futuro e em novas tecnologias midiáticas – a televisão,que na época tinha uma infraestrutura frágil e precária.Mas,a EBU foi a pioneira em transmissões internacionais e o Eurovision Song Contest foi uma das primeiras desta categoria no mundo..

Atualmente,a EBU está na frente nas pesquisas de novas tecnologias de broadcasting.Desenvolveu a transmissão de rádio e televisão digital e a transmissão ao vivo de eventos pela HDTV (alta definição).Também foi a pioneira na transmissão de eventos ao vivo em 3D e o Eurovision Song Contest serve também de plataforma de testes para estas novas tecnologias.

As redes Eurovision e a Euroradio são operadas pela EBU,são responsáveis por infindáveis horas diárias de transmissão de programas,músicas,esportes e notícias entre seus membros.Em muitos casos as noticias internacionais são hospedadas em sua sede em Genebra por meio de um pool único,já que todos os seus membros tem acesso a estas informações.A EBU é responsável pela transmissão simultânea e única de eventos como a EURO 2012,os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012,os concertos de ano novo da ópera de Viena e é claro do Eurovision Song Contest.

Uma das funções da EBU é também ajudar seus membros em questões relacionadas a qualidade da programação de seus membros e trabalha com eles a o acesso desta para os cidadãos de seus respectivos países e desenvolvimento de todo o seu conteúdo de mídia,incluindo aí a compra coletiva de direitos de eventos esportivos como a Copa do Mundo e por mais de 50 anos os direitos dos Jogos Olímpicos.Também desenvolve coproduções nas áreas de programação infantil,filmes e é claro o Eurovision Song Contest.


Questões organizacionais

Como qualquer evento de grande porte,organizar o Eurovision não é fácil.A cada ano centenas de pessoas estão envolvidas na produção de televisão,gerenciamento do evento,as funções de marketing,é claro também há o financeiro,legal e a comunicação,Sem ir aos extremos detalhes da logística que estão conectados ao Eurovision,tentarei por aqui explicar quem está por trás do evento.

O Eurovision é anualmente coproduzido entre a EBU,as emissoras participantes e principalmente a Host Broadcaster.O norueguês Jon Ola Sand é o atual supervisor executivo que é responsável por orientar a organização e o planejamento criativo,dando apoio a Host Broadcaster e dando suporte ao planejamento e a produção local e é claro ele é membro do Grupo de Referência.

A função do Grupo de Referência,é um grupo de representantes dos membros participantes que faz um contato direto com a EBU e analisa e aprova todos os conceitos,desenvolvimento e tudo o que for relacionado ao Song Contest.
Após a vitória,no ano anterior,a nova host-broadcaster se torna responsável por todos direitos e obrigações conectadas com a organização,produção e transmissão do concurso,seguindo a supervisão executiva da EBU. Como a dona  única dos direitos, a EBU é responsável pela comercialização centralizada de todos direitos comerciais e que são de exclusividade dela.

A EBU nomeou a firma suíça T.E.A.M. Marketing AG responsável para a comercialização dos direitos.A responsabilidade de comunicação externa, relações públicas e atividades de novas mídias são centralmente coordenadas  pela EBU. A votação é centralizada e coordenada, bem como, em cooperação com os resultados do televoto são com a parceira  alemã Digame GmbH e sob os auspícios de um auditor independende notário.

Tal como os outros eventos de grande porte,cada uma das televisões indica um chefe de delegação que é a forma de serem feitos os contatos entre a EBU,a host broadcaster e as outras emissoras,e assim o chefe de delegação é responsável pela participação do seu país no Eurovision.

Quadro Executivo

Existente desde 1998,composto por executivos e membros das televisões participantes,a sua função e controlar e guiar o Eurovision Song Contest.O quadro executivo foi criado e funciona para e desenvolver,avaliar e aprovar o formato futuro do Eurovision , assegurando o seu financiamento,mantendo a marca atual e supervisionar a preparação e organização do próximo concurso.
Ele é composto por 2 membros da EBU,os produtores-executivos do último e do próximo concurso e quatro membros eleitos.

No proxímo post irei me aprofundar naquele assunto que é um dos mais marcantes e notórios do festival,a sua linguagem visual única e consolidada.

 

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