sábado, 4 de abril de 2009

Inclusão de Mulheres no Hóquei no Gelo Sentado a partir das Paraolímpiadas de Inverno de 2010

Bonn, Alemanha - Respondendo a pedidos dos Comitês Paraolímpicos Nacionais,que tem times de Hóquei no Gelo sentado.O IPC aprovou provisoriamente um protocolo para que os times já qualificados para o Torneio do Esporte nos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 para convocar mulheres para seus times se quiserem.

A inclusão das mulheres no Hóquei é um passo para promover uma maior participação feminina nesse esporte e nas Paraolímpiadas de Inverno.

O torneio deixará de ser masculino e passará a ser misto.Cada equipe convocará 16 atletas,sendo pelo menos uma mulher.

Esta decisão só valerá para Vancouver 2010 e o período de classificação relativo a esta edição.Futuramente serão tomadas novas decisões para a próxima edição dos jogos em Sochi,na Rússia.Inclusive a adição de um torneio feminino ou de novos esportes.

Desde que foi adicionado o Hóquei no Gelo Sentado em Lillhehammer 1994,o Hóquei se tornou a principal atração das Paraolímpiadas de Inverno.É facil,é altamente físico e jogado por Paraplégicos.O Hóquei sentado segue as regras da IHF com algumas adaptações,no lugar de patins os jogadores jogam com trenós com laminas nas duas bases.Os jogadores usam dois tacos,um reto para se movimentar e um taco normal para jogar o puck.

Serão 8 times classificados para Vancouver 2010 e estarão divididos em 2 grupos

http://www.paralympic.org/release/Main_Sections_Menu/News/Press_Releases/2009_04_03_a.html

Serão

Nenhum comentário: