domingo, 13 de abril de 2014

COI interveio no Rio 2016 para evitar que o pesadelo de Atenas 2004 fosse repetido.

Rio e Atenas tem problemas parecidos,mas o futuro é bem mais claro para o Rio.


Muita gente deve estar olhando com preocupação e estado de alerta o fato do COI intervir no Rio,e o risco do Brasil,perder os Jogos de 2016,podem ficar calmos,pois o choque de gestão que a entidade está fazendo na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016 é o certo a ser feito. Muitos sites jornalísticos sequer citam o fato de que Atenas teve problemas muito parecidos com os do Rio,mas apesar de que os jogos de 2004 foram um sucesso de público e critica.Mas,mesmo assim alguns anos depois a Grécia enfrenta a pior crise econômica de sua história e praticamente perdeu todo seu legado pós-jogos,algo que não deve acontecer no Rio,já que foi anunciada o envio de um “interventor” nesta semana para orientar a cidade.

Há 24 anos em 1990,quando Atenas perdeu os Jogos do Centenário em 1996 para a então desconhecida Atlanta,nos Estados Unidos,Juan Antonio Samaranch,o então presidente do COI alegou,após o anúncio da vitória da cidade americana que "Atenas não estava pronta para sediar os Jogos Olímpicos novamente”. Além disso; a candidatura para os Jogos de 1996, foi sumariamente criticada  por sua desorganização geral e arrogância de seus membros – além de que a candidatura não tinha especificidade e que  dependia em grande parte do sentimento e a noção de que ele estava certo de que Atenas seria escolhida.Outras preocupações e críticas levantadas na tentativa de 1996 foram a infraestrutura da cidade, a poluição do ar , o seu orçamento, e que os Jogos estavam extremamente politizados.

Atenas tentou novamente sete anos depois com uma campanha completamente diferente. A campanha grega foi baseada em grande parte no apelo de Atenas em relação as origens  e os valores originais dos Jogos.Já no processo de postulação a candidatura de Atenas foi extremamente elogiada por sua clareza e humildade,com uma mensagem focada e detalhada,o que se concretizou na emblemática cerimônia de abertura.Entretanto,o que foi crucial para a escolha de Atenas para os Jogos de 2004 foi a realização do Mundial de Atletismo,um mês antes da eleição em Lausanne,além de vários campeonatos mundiais de vários esportes nos anos anteriores,derrubando a crença de que a Grécia não dava conta de sediar grandes eventos.Reza a lenda que o que também apelou para a escolha de Atenas foi o fator de que era a hora de que os valores olímpicos precisavam ser restaurados,um componente que muitos avaliaram que foi perdido em Atlanta 1996,com a super comercialização dos Jogos,somada a grande decepção que a entidade teve em relação aos fatores de contratempos organizacionais e logísticos no jogos do ano anterior.


Os mascotes de Atenas 2004,estavam alinhados com a visão simplista eram duas crianças e de acordo com a o Comitê Organizador ,a sua criação foi inspirada em uma boneca grega de terracota do século 7a.c. que está exposta no Museu de Arquelogia Nacional da Grécia chamada de daidala.Apesar de terem formato antigo,as crianças eram contemporâneas e a sua função era de conectar os Jogos antigos e os Jogos modernos e representar os valores de participação, fraternidade, igualdade, cooperação, fair play,além do valor grego eterno da escala humana."

O berço dos Jogos, passou por problemas muito parecidos com os que o Rio enfrenta no momento e a coisa parecia ser muito pior.Em 2000,um pouco antes dos Jogos Olímpicos de Sydney,a Grécia foi questionada em relação  a organização dos Jogos de 2004,o Comitê Organizador e o Governo local foram questionados em relação a infraestrutura dos Jogos.Para piorar,os gastos com segurança dispararam por causa dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Muita coisa ainda não tinha nem sido iniciada e mais uma vez na história,os helênicos enfrentavam uma crise política e o COI foi forçado a intervir,praticamente desmontando o Comitê Organizador e o remontando o mesmo com os mesmos membros que convenceram o COI a escolher a capital grega em 1997.E assim,a capital grega que era uma cidade obsoleta e com um dos piores trânsitos do mundo,se transformou em uma cidade moderna,com um transporte em estado-de-arte e com algumas das mais modernas instalações construídas na história dos Jogos.

Em abril de 2002, Atenas enfrentava problemas até piores do que o Rio, as greves também eram constantes e a cidade continuava um caos,com um número sem fim de obras atrasadas e nem iniciadas. A clepsidra estava pingando contra os gregos. {Para quem não sabe, a clepsidra é um dispositivo movido por água, que funciona por gravidade, no mesmo princípio da ampulheta (de areia).}
Dois anos mais tarde, faltando alguns meses para os Jogos,a grande maioria das instalações não estava pronta,e os gregos anunciaram que a construção de algumas obras desnecessárias como a cobertura da principal piscina do Centro de Esportes Aquáticos seriam canceladas e assim as provas de natação seriam . O Estádio Olímpico ficou pronto apenas em 30 de julho, faltando apenas 12 dias para a Cerimônia de Abertura e além disso praticamente todos os ensaios para as cerimônias foram realizados com o estádio em obras.

Várias das principais obras de infraestrutura, como a linha de metrô que liga locais no sul de Atenas, com a cidade propriamente dita, e inúmeros locais estavam consideravelmente atrasados e os gregos foram forçados a correr contra o tempo. As principais obras foram entregues faltando alguns dias para o início dos Jogos,entre elas as infraestruturas do Parque Olímpico e os complexos menores como o  Faliro e Helliniko.

No final de julho e início de agosto, o metrô de superfície passou a funcionar e a este sistema foram adicionadas  conexões adicionais aos já existentes entre Atenas e suas comunidades costeiras ao longo do Golfo Termaico. Estas comunidades incluíram o porto de Pireus, Agios Kosmas (local do local vela) , Helliniko ( o local do antigo aeroporto internacional, que agora continha o local de esgrima , o canal de Canoagem Slalom/Canoagem, a Arena de Helliniko com 15 mil lugares, além das arenas de beisebol e softbol ) , e o Complexo Olímpico Costeiro de Faliro (local do taekwondo, handebol, vôlei de quadra , vôlei de praia e locais , bem como o Estádio Karaiskaki recentemente reformado para o futebol) . As duplicações do Anel Rodoviário de Atenas também foram entregues a tempo , assim como as duplicações da  via expressa ligando Atenas com as suas  áreas periféricas, como Markopoulo (local do tiro e do hipismo ), o recém construído Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos, Schinias ( local do remo) ,o subúrbio de Maroussi (local do Complexo Olímpico ) , Parnitha ( local da Vila Olímpica ) , Galatsi ( local do tênis de mesa e da ginástica ritmica ) e Vouliagmeni (local do triatlo ) . A ampliação do metrô de Atenas ficou pronta em meados do verão daquele ano.

Pelo menos 14 pessoas morreram durante a construção dos Jogos de Atenas, sendo que a maioria não era de cidadãos gregos.

A cobertura do Estádio Olímpico ficou totalmente  pronta alguns dias depois do encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004,a tempo dos Jogos Paralímpicos. 
Várias greves colocaram também os jogos em risco, algumas de operários,além de funcionários de hotéis. Eles haviam sido pedir um aumento significativo para o período dos Jogos. Paramédicos e motoristas de ambulância também protestaram. Eles alegaram ter o direito de os mesmos bônus olímpicos prometidos aos seus homólogos das forças de segurança.

Atenas foi a cidade que conseguiu entregar as infraestruturas com o prazo mais apertado da história:ALGUNS DIAS ANTES DA CERIMÔNIA DE ABERTURA.Mas mesmo assim conseguiram entregar as instalações.A coisa no Rio não é tão gritante como Atenas,pois muita coisa está pronta e veio de experiências anteriores.Mas,mesmo assim os Deuses do Olimpo conspiram positivamente em relação ao Rio e foi uma decisão positiva,apesar de que Atenas 2004 foram os Jogos “inesquecíveis e dos sonhos”,nas palavras do então presidente do COI,o belga Jacques Rogge e estamos caminhando para o mesmo no Rio e torço que sejam jogos inesquecíveis e os melhores da história em solo brasileiro.

Pela primeira vez na história a tocha olímpica passou por todos os 5 continentes e inclusive o roteiro fez previsões sobre as sedes de 2016 - Rio de Janeiro e 2020 - Tóquio.
Fonte das fotos e das informações (exceto a logomarca do Rio 2016,disponível no site oficial www.rio2016.org.br):Reportagem Oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004,versão digitalizada pela Fundação Olímpica de Los Angeles:  http://library.la84.org/6oic/OfficialReports/2004/or2004ap1.pdf

Nenhum comentário: