quinta-feira, 28 de março de 2013

Divulgada a ordem das Semifinais do Eurovision 2013

Hoje foi divulgado a ordem de apresentação das semifinais do Eurovision Song Contest 2013, a ser realizado na Malmö Arena em Malmö, na Suécia. Ao contrário dos anos anteriores, este ano foram os produtores  que decidiram a ordem de apresentação,baseada na divisão feita por sorteio das semifinais, a qual foi aprovada pelo Superior Executivo e pela EBU. Confira as semifinais:

 Semifinal 1

  1. Áustria
  2. Estônia
  3. Eslovênia
  4. Croácia
  5. Dinamarca
  6. Rússia
  7. Ucrânia
  8. Países Baixos
  9. Montenegro
  10. Lituânia
  11. Belarus
  12. Moldávia
  13. Irlanda
  14. Chipre
  15. Bélgica
  16. Sérvia

Semifinal 2

  1. Letônia
  2. San Marino
  3. ARI da Macedônia
  4. Azerbaijão
  5. Finlândia
  6. Malta
  7. Bulgária
  8. Islândia
  9. Grécia
  10. Israel
  11. Armênia
  12. Hungria
  13. Noruega
  14. Albânia
  15. Geórgia
  16. Suíça
  17. Romênia
 Fonte: Eurovision.tv

Com a divulgação da ordem de apresentação do Eurovision Song Contest 2013, começam as análises e os rumores de quem se prejudicou ou se beneficiou com a escolha da produção do Eurovision deste ano. Inicialmente,coloquei uma rápida análise sobre as estatísticas de classificação desde que as duas semifinais foram introduzidas no festival (o que aconteceu em Belgrado 2008) de acordo com as posições:
  • Até hoje, nunca uma canção que estava na Semifinal 1 se classificou nas posições 4 e 11. Ou seja, uma má notícia para Croácia e Belarus, que pegaram as posições ingratas.
  • Na Semifinal 2, nenhuma canção que esteve na posição 5 se classificou até hoje. Será que a  Finlândia poderá ser a primeira da história ?
  • Na Semifinal 1, os últimos dois países a se apresentarem sempre se classificaram, posições de Bélgica e Sérvia neste ano.
  • A sorte está aparentemente ao lado de quem pegar a 14, em qualquer semifinal. Todos os países que se apresentaram na décima quarta colocação até hoje se classificaram, em ambas as semifinais. Este ano é a vez de Chipre e Albânia
  • Até hoje, as posições menos favorecidas estatisticamente são a 5 (Dinamarca e Finlândia) e 11 (Belarus e Armênia).Essas posições somam uma média de 20% de classificação.
Analisando agora a posição dos últimos cinco vencedores nas semifinais:
Eurovision 2008: Dima Bilan - "Believe"
Se apresentou na Semifinal 1, na 18º posição (haviam 19 países nesta semifinal)

Eurovision 2009: Alexander Rybak - "Fairytale"
Se apresentou na 6º posição da Semifinal 2. (eram 18 países)

Eurovision 2010 Lena - "Satellite"
Como parte do Big 4,na época,a Alemanha não precisou particpar das semifinais.

Eurovision 2011: Ell/Nikki - "Running Scared"
Se apresentou na Semifinal 1, na 18º posição (haviam 19 países nesta semifinal)

Eurovision 2012: Loreen - "Euphoria"
Se apresentou na 11º posição da Semifinal 2. (eram 18 paíes nessa semi)

Os números dos vencedores não dizem muita coisa, contudo se criou um certo "padrão". Para quem for supersticioso poderá notar que em 2008 houve um campeão se apresentando na penúltima posição da Semifinal 1, exatamente como em 2011. Após essas vitórias, houveram vencedores vindos da Semifinal 2, em posições de início/meio de tabela. E entre essas combinações, houve uma vitória de um país do Big 5.


Ou seja, para quem acreditar em coincidências e em superstição - se o padrão seguir - este ano o vencedor será do Big 5 (ou a Suécia) e o ano que vem, o penúltimo país da Semifinal 1 deverá sagrar-se campeão.



Fon

Nenhum comentário: