segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Crise Econômica tira Jogos Mediterrâneos da Grécia

30 de janeiro - A Grécia perdeu o direito de sediar os Jogos do Mediterrâneo de 2013, devido a problemas financeiros e atrasos na construção das instalações, após o anúncio do Comitê Internacional para os Jogos do Mediterrâneo (ICMG)

"Posso confirmar que a decisão foi tomada para tirar os Jogos do Mediterrâneo de 2013 da Grécia", disse o presidente ICMG Amar Addadi.

Após a votação de 12-1, na reunião em Paris,o ICMG retirou os direitos do país para organizar os Jogos de 2013.

"Nós não decidimos ainda sobre o novo local, mas existem várias alternativas que temos como reserva e que elas serão divulgadas posteriormente", disse Addadi.

Pescaraa sede anterior do evento há dois anos,na Itália ou então Tarragona na Espanha que é candidata para os Jogos de 201 ,apareceram como uma alternativa para o evento multidesportivo, que tem sido realizado a cada quatro anos desde 1951 e envolve 23 países.

As cidades de Volos e Larissa, na Grécia central foram agraciadas com o evento em 2007, mas a recente decisão do governo de cancelar os investimentos de 200 milhões de euros (436 milhões de reais) devido a crise ecônomica que o país enfrenta.

A proposta alternativa do Comitê Organizador era de que os 7.000 atletas e dirigentes se hospedassem nos alojamentos universitários das Universidades locais e cruzeiros de luxo no porto de Volos.

O Governo também não forneceu a ICMG as garantias que ela estava esperando desde o ano passado, que estava preocupando o Comitê.

O Governo grego alegou que eles ainda poderiam ter feito Jogos memoráveis se tivessem sido autorizados a continuar.

"Eles queriam determinados luxos que tinham de ser cortados", disse um porta-voz.

"Tínhamos dito que os jogos ocorreriam da forma que queríamos."

Teria sido a primeira vez que a Grécia ia sediar o evento desde 1991,quando foi realizado em Atenas.

"Este é um golpe para a Grécia, uma vez que constitui um duro golpe para o prestígio e a importância do país no mundo esportivo", disse o presidente do Comitê Olímpico Grego Spyros Kapralos.

"Isso era algo que poderia ter evitado, quando tiveram a chance de renunciar no ano passado.

O único membro da comissão executiva ICMG a votar a favor da realização dos jogos foi Isidoros Kouvelos, o secretário geral ICMG grego e chefe do Comitê de Candidatura grego quando as duas cidades ganharam os Jogos a quatro anos atrás.

"Estou particularmente decepcionado, pois fizemos o nosso melhor em 2007 para receber os jogos", disse ele.

"A inércia e falta de comunicação entre o Governo e o ICMG custo muito caro neste caso."

Só na semana passada adjunto da Grécia, Cultura e ministro do Turismo, Giorgos Nikitiadis apresentou uma Comissão Parlamentar com um projeto de lei para a preparação dos Jogos, afirmando que "o objetivo seria organizar os Jogos de forma adequada com o menor custo possível, promover a região da Tessália, através de projetos de infraestrutura, para destacar áreas selecionadas como destinos turísticos e desenvolver o ensino de esportes nas comunidades locais.

"Esta é uma grande oportunidade para o desenvolvimento e a promoção da Tessália."

Havia muita raiva e ranger de dentes em Volos e Larissa durante a votação - E críticas principalmente dirigidas ao Governo.

"Não há responsabilidade política grave para o atraso, o tempo perdido desde a escolha da sede, a decisão tardia do governo de voltar com os compromissos contratuais implicando nas consequências dessa decisão ," Panos Skotiniotis,o prefeito de Volos ,declarou.

"Sem nunca acreditarjavascript:void(0) nas expectativas irrealistas criadas, foi a nossa visão de que o evento foi uma oportunidade considerável para nossa cidade e para a Tessália em geral."

Sua contraparte em Larissa também estava consternado.

"O povo da Tessália e de Larissa estão se sentindo traídos.É claro que o Governo eo Ministério das Finanças tinha já há algum tempo decidido cancelar a realização dos Jogos, ignorando todas as soluções alternativas apresentadas pelo OC e pelos dois municípios.",declarou o prefeito de Larissa Constantinos Tzanakoulis.

(Do Inside the Games)

Nenhum comentário: