As preparações para os Jogos Asiáticos de 2010 em Cantão,na China,estão caminhando bem,mesmo com a crise global,confirmou um membro do comitê executivo
Xu Ruisheng, vice-prefeito de Cantão e secretário-executivo do Comitê Organizador falou que “Ninguém não foi vitima da crise financeira,isso se tornou um teste para nós.Mas temos que transformar este teste em oportunidade” confirmou em entrevista coletiva no dia 24 de dezembro.
A crise global mudou planos nas duas próximas Olimpíadas em Vancouver-2010 e Londres-2012 com mudanças de sedes,estruturas e planejamento.O primeiro evento a sofrer com a crise e as consequências foram claras com o cancelamento e o enxugamento dos eventos na Universiade de Verão,em Belgrado na Sérvia neste ano.¨6 esportes opcionais foram cancelados,graças a crise e muitas delegações irão reduzidas graças a crise.
“Mas,isso não acontecerá na China”,falou Xu.
“O trabalho de construção de todos locais planejados está indo da forma planejada.Tudo está indo de forma ótima” ele confirmou.
Em termos de marketing do evento,Xu contou que apesar da crise global,muitos dos contratos de patrocínio já tinham sido assinados antes da crise.
Xu agradeceu as empresas que retiraram o patrocínio devido a crise,dizendo que isso não atrapalha o marketing e o planejamento dos jogos.
"Muitas das firmas que tem um senso de responsabilidade social e que nos ajudaram a fazer grandes acordos com nossos planos de marketing”.
A crise chegou de tal forma que alguns dos patrocinadores do Comitê Olímpico Internacional como a Lenovo (computadores e sistemas de informática),a Johnson & Johnson's(materiais de saúde),a Kodak (materiais relativos a imagens) e a John Hanckok (auditoria e serviços financeiros) cancelaram seus contratos com a instituição.O contrato dos serviços de informática foi assinado com a taiwanesa Acer,mas por valor e tempo menor.
Não se sabe se algum contrato será cancelado durante esse ciclo olímpico.De uma forma ou outra retirada de patrocínios inflacionou diretamente o valor dos preços dos contratos de televisão de tal forma que o COI se viu obrigado a romper a EBU (União Européia de Rádio Televisão) que era dona dos direitos de televisão dos Jogos Olímpicos desde 1952 e negociar individualmente com cada pais da Europa,do Mediterrâneo e do Oriente Médio.Da mesma forma que aconteceu para os jogos de 2012,daí o contrato com a Record no Brasil.
“Quinze companhias,incluindo a Samsung e a Guangzhou Automobile,assinaram contratos de patrocínio,e conversas estão em andamento com outras trinta”.Falou,Xu.
“As companhias locais devem assumir os desafios da crise financeira,como uma oportunidade,ele falou”.
Xu também confirmou que o governo está envolvido de cabeça na realização dos jogos para aumentar a demanda domestica,e está investindo um pacote de 584 milhões de dólares na realização dos jogos.
Adaptado e Traduzido de http://www.chinadaily.com.cn/sports/2008-12/25/content_7340000.htm
Em tamanho,os jogos asiáticos são maiores do que qualquer outra competição multi-esportiva no globo.Para a edição de 2010 estão planejados 41 esportes com 470 eventos.Sendo 11 não-olimpicos e 4 regionais.Está será a ultima edição com um crescimento real dos jogos,já que o tamanho passou dos limites o Conselho Olímpico da Ásia,reduziu o tamanho dos jogos a partir de Incheon,na Coréia do Sul em 2014,só serão disputados os 28 esportes olímpicos do programa dos Jogos de 2016 e o comitê organizador poderá escolher 7 opcionais.
O Conselho Olímpico da Ásia tem um diferencial em relação aos outros membros continentais do COI é o único que realiza 6 competições continentais e reconhece esportes e disciplinas regionais.
Os Jogos Asiáticos de Verão são realizados a cada 4 anos,exatamente no mesmo ano da Copa do Mundo FIFA.A ultima edição foi em Doha no Catar,em 2006 a próxima será em Cantão-2010 e a de 2014 será em Incheon/Seul na Coréia do Sul.
Os jogos Asiáticos de Inverno,são também realizados a cada 4 anos no ano seguinte a Olimpíada de Inverno.A ultima edição foi em Changchun na China,em 2007 e a próxima será em Almaty/Astana no Cazaquistão em 2011.
A primeira grande inovação do Conselho Olímpico da Ásia foram os Jogos Asiáticos Indoor,que englobam esportes não olímpicos,mas com potencial de atrair as audiências.Esportes como futsal,aeróbica,natação em piscina de 25 metros, atletismo indoor,skate,escalada,patinaçãoinline e o BMX e pasme até jogos de videogames como FIFA Soccer e NBA Live estão no programa dos jogos que acontecem a cada 2 anos impares.A ultima edição foi em Macau em 2007 e a próxima é em Hanoi/Ho Chi Minh no Vietnã,no final do ano.
Outra grande inovação do Conselho Olímpico da Ásia,são os Jogos Asiáticos de Praia,que englobam esportes de praia.Esportes habituais dos brasileiros estão nesta versão dos jogos como o windsurfe,triatlo,o surfe,o vôlei de praia e o beach soccer.É realizado a cada dois anos,sendo que a primeira foi realizada no ano passado na paradisíaca ilha de Bali na Indonésia,e a próxima será realizada em Muscate,no Omã,no ano que vem.
A partir do ano que vem existirá mais uma versão dos Jogos Asiáticos esta é completamente diferente.Estes são os Jogos Asiáticos de Artes Marciais.Todas as artes marciais de origem asiáticas estarão englobadas.Serão oito tipos de Artes Marciais,sendo duas olímpicas (Judô e Taekendô),o Caratê,o Kickboxing,o Jujitsu,o Kung-fu e o Boxe Tailandês estão no programa.Alem do Kurash (luta típica do Cazaquistão,onde se puxa a jaqueta do adversário) e o Pencak Silat (luta originária da Indonésia que é a música segue movimentação dos combatentes,é de ataque e defesa com os pés).Os jogos serão realizados em abril/maio,em Bangkok, na Tailândia.
Acompanhando a tendência do COI,existirá também uma versão asiática da Olimpíada da Juventude que será realizada a partir de 2010.A Ásia saiu na frente e irá ter a sua versão dos Jogos da Juventude,sendo sempre realizada um ano antes dos Jogos Olímpicos.A primeira edição será realizada em junho/julho na mesma cidade que irá acolher a primeira edição da Olimpíada da Juventude- Cingapura.Serão realizados 9 eventos,sendo que um deles não é olímpico o Boliche.
Posteriormente aqui colocarei alguns dados sobre as modalidades regionais dos Jogos Asiáticos
domingo, 28 de dezembro de 2008
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Universiade será Teste para as Olímpiadas
Harbin, localizada próxima a Rússia é a capital da província de Heilongjiang,a província mais ao noroeste da China e sede da Universiade de Inverno de 2009, está seriamente pensando numa candidatura para os Jogos de Inverno de 2018,o que os oficiais do Comitê Organizador revelaram hoje.
"Se a Universiade de Inverno de 2009 conseguir aplausos de seus convidados, irá fortificar a nossa candidatura," falou Li Zhanshu, governador da província de Heilongjiang . "Estamos considerando uma candidatura para a Olímpiada de 2018, mas esta decisão deve ser feita pelo Comitê Olímpico Chinês."
Harbin é chamada de "cidade de gelo",devido a sua beleza cênica no inverno,foi eliminada durante o processo da escolha da sede dos Jogos de Inverno de 2010.Mas,há quatro anos ganhou o direito de sediar a Universíada de Inverno em 2009,contra a cidade turca de Erzurum,sede dos Jogos em 2011.A edição de Verão será em Belgrado,Sérvia em Julho
Para sediar a primeira Olimpíada de Inverno na China,o governador de Heilongjiang expressou a confiança na escolha.
"Uma das importantes metas de ser ter sido candidata a Universiade de Inverno é acumular experiência para sediar uma Olimpiada de Inverno. A infra-estrutura aqui em Harbin já está pronta para a Universiade de Inverno, que é o segundo principal evento de esportes de inverno,só perdendo para as Olímpiadas," falou Li. "Nós iremos fazer testes para melhorar nossos pontos fracos e de acordo com o retorno dos participantes da Universiade e visitaremos Vancouver e Sochi para aprender mais."
"Se falharmos para 2018,tentaremos para 2022. Nós sonhamos em sediar a primeira Olímpiada de Inverno na China"
Aumento do Turismo na Temporada de Inverno
Além dos eventos esportivos,Harbin é conhecida pelo seu festival de inverno,cuja a fama das esculturas de gelo é conhecida no mundo todo.
Harbin construiu os melhores locais entre as cidades que já sediaram a Universiade de Inverno ," falou Li. "Nós já criamos quadro linhas de turismo para quem quiser aproveitar a temporada de inverno e a Universiade é uma oportunidade de ouro para a promoção da cidade"
Atualmente, a província de Heilongjiang,atrai incriveis 40 milhões de turistas anualmente,sendo que 5 milhões estão relacionados a temporada de inverno .
"Com ricas reservas de gelo e neve,a província de Heilongjiang pode ser chamada de pólo turistico do norte da China. Nos iremos,aproveitar a Universiade como uma das plataformas de propaganda turistica e de melhorar os nossos serviços" concluiu Li.
A concorrência de Harbin,não é das mais fáceis já que temos Munique,na Alemanha, a candidatura francesa que está entre Nice,Grenoble,Annecy e Pelvoux e uma terceira candidatura seguida de Pyongchang na Coréia do Sul,que entra na disputa já como favoritíssima,depois das derrotas para 2010 e 2014.
É a primeira vez que a China irá sediar uma Universíada de Inverno,a realização da Universiade de 2001 em Beijing foi crucial para a escolha da cidade como sede das Olímpiadas de 2008.Em 2011 a edição de verão será em outra cidade chinesa Shenzhen que fica na Pronvíncia de Guangdong,cuja capital é Guangzhou (Cantão).Shenzhen é considerada o símbolo da nova China,já que foi uma das primeiras zonas econômicas especiais e é considerada a maior cidade universitária chinesa.
Traduzido e Adaptado de http://www.chinadaily.com.cn/sports/2008-12/25/content_7340194.htm
"Se a Universiade de Inverno de 2009 conseguir aplausos de seus convidados, irá fortificar a nossa candidatura," falou Li Zhanshu, governador da província de Heilongjiang . "Estamos considerando uma candidatura para a Olímpiada de 2018, mas esta decisão deve ser feita pelo Comitê Olímpico Chinês."
Harbin é chamada de "cidade de gelo",devido a sua beleza cênica no inverno,foi eliminada durante o processo da escolha da sede dos Jogos de Inverno de 2010.Mas,há quatro anos ganhou o direito de sediar a Universíada de Inverno em 2009,contra a cidade turca de Erzurum,sede dos Jogos em 2011.A edição de Verão será em Belgrado,Sérvia em Julho
Para sediar a primeira Olimpíada de Inverno na China,o governador de Heilongjiang expressou a confiança na escolha.
"Uma das importantes metas de ser ter sido candidata a Universiade de Inverno é acumular experiência para sediar uma Olimpiada de Inverno. A infra-estrutura aqui em Harbin já está pronta para a Universiade de Inverno, que é o segundo principal evento de esportes de inverno,só perdendo para as Olímpiadas," falou Li. "Nós iremos fazer testes para melhorar nossos pontos fracos e de acordo com o retorno dos participantes da Universiade e visitaremos Vancouver e Sochi para aprender mais."
"Se falharmos para 2018,tentaremos para 2022. Nós sonhamos em sediar a primeira Olímpiada de Inverno na China"
Aumento do Turismo na Temporada de Inverno
Além dos eventos esportivos,Harbin é conhecida pelo seu festival de inverno,cuja a fama das esculturas de gelo é conhecida no mundo todo.
Harbin construiu os melhores locais entre as cidades que já sediaram a Universiade de Inverno ," falou Li. "Nós já criamos quadro linhas de turismo para quem quiser aproveitar a temporada de inverno e a Universiade é uma oportunidade de ouro para a promoção da cidade"
Atualmente, a província de Heilongjiang,atrai incriveis 40 milhões de turistas anualmente,sendo que 5 milhões estão relacionados a temporada de inverno .
"Com ricas reservas de gelo e neve,a província de Heilongjiang pode ser chamada de pólo turistico do norte da China. Nos iremos,aproveitar a Universiade como uma das plataformas de propaganda turistica e de melhorar os nossos serviços" concluiu Li.
A concorrência de Harbin,não é das mais fáceis já que temos Munique,na Alemanha, a candidatura francesa que está entre Nice,Grenoble,Annecy e Pelvoux e uma terceira candidatura seguida de Pyongchang na Coréia do Sul,que entra na disputa já como favoritíssima,depois das derrotas para 2010 e 2014.
É a primeira vez que a China irá sediar uma Universíada de Inverno,a realização da Universiade de 2001 em Beijing foi crucial para a escolha da cidade como sede das Olímpiadas de 2008.Em 2011 a edição de verão será em outra cidade chinesa Shenzhen que fica na Pronvíncia de Guangdong,cuja capital é Guangzhou (Cantão).Shenzhen é considerada o símbolo da nova China,já que foi uma das primeiras zonas econômicas especiais e é considerada a maior cidade universitária chinesa.
Traduzido e Adaptado de http://www.chinadaily.com.cn/sports/2008-12/25/content_7340194.htm
Assinar:
Postagens (Atom)