terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coreia do Sul inovoa e vai usar água do mar para os Rinks de Patinação de PyeongChang 2018

Os rinks de patinação dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018,em PyeongChang na Coreia do Sul serão enchidos,mantidos e tão sua fonte de energia será água do Oceano Pacífico, tornando-se a primeira instalação da história dos Jogos de Inverno a usarem energia verde.

Os cinco rinks vão usar água proveniente de, pelo menos, dois metros abaixo da superfície do oceano, a uma profundidade onde não há luz solar pode penetrar assim permanecendo a uma temperatura sempre baixa de menos de 2 graus Celsius.

O Ministério dos Negócios de Transportes Terrestres e Marítimos, declarou na segunda-feira que planeja construir a pista de patinação de velocidade olímpica como uma instalação de baixa emissão de carbono em Gangeung, na província de Gangwon. Isso é parte do plano do governo para transformar o evento esportivo global em uma vitrine para a tecnologia verde e os esforços de economizar energia por parte da Coreia.

A água será proveniente de 200 m abaixo da superfície do oceano em torno de 5 km a 8 km da costa de Gangeung. Tubos medindo 50 cm de diâmetro, feitos de polietileno de alta intensidade, ou um material similar resistente, serão usado para bombear na água, a fim de evitar a corrosão.

A água retirada do oceano ajudará a economizar custos, uma vez que torna mais fácil manter a pista de gelo congelada. Um funcionário do Ministério da Terra disse: "O sistema de resfriamento da pista de gelo vai ajudar a manter sua temperatura em 15 graus abaixo de zero e congelar o gelo através de uma rede de bobinas situada por baixo."

O sistema requer em torno de 6.300 toneladas de água a serem bombeados diariamente. Mas é esperado poupar cerca de 710 milhões de dólares por ano em relação aos métodos convencionais que usam freezers ou caldeiras.

"A bomba que será usada para trazer a água do oceano profundo para a instalação vai ser situado em baixo da superfície do oceano, por isso não haverá uma necessidade de uma grande quantidade de energia para trazê-lo em terra", disse Kim Hyun-joo, presidente do Oceano Coréia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento.

"Na fase inicial, o sistema de aquecimento e resfriamento vai exigir um investimento de
9,3 milhões de doláres, custando em torno 6 millhões a mais do que os métodos convencionais, mas vamos salvar W800 milhões por ano em custos de manutenção para que possamos quebrar mesmo em cerca de nove anos . "

A instalação também vai contribuir para uma queda de 63,8 por cento das emissões de gases de efeito estufa por ano, caindo de 2,581 mil toneladas para apenas 936 toneladas, disseram as autoridades sul-coreanas.

A água também será usada para produzir eletricidade através da construção de um gerador que utiliza a diferença de temperatura entre a água do oceano e de fontes termais, que serão entregues a partir de fontes vizinhas. Os dois vão ser evaporado e condensado, provocando uma reação que pode alimentar as turbinas do gerador para produzir eletricidade.

Países avançados já usam a água do oceano profundo para refrigerar edifícios e calor. Vários hotéis nos territórios americanos do Havaí e Guam, bem como casas em Okinawa, Japão, utilizam tecnologias semelhantes.


Do Chosun Ilbo

Nenhum comentário: