domingo, 24 de outubro de 2010

COI estuda a Proposta de Proibir Fogos de Artíficio nas Cerimônias dos Jogos Olímpicos

O Comitê Olímpico Internacional anunciou neste domingo que vai estudar a proibição de fogos de artifícios em cerimônias de abertura e encerramento de Olimpíadas. A preocupação é ambiental, relativa à emissão de gases na atmosfera.

- Não estou dizendo que vai acontecer, mas vamos estudar o assunto de maneira muito séria – afirmou Jacques Rogge, presidente do COI.

A proposta foi feita pelo chefe do Comitê Olímpico do Sri Lanka,Hemasiri Fernando que será um dos países mais afetados pelo aumento do nível dos mares, que sugere a realização de shows de raio-lasers para substituir os fogos. O COI, então, encomendou às autoridades do país um estudo mais abrangente sobre o impacto ambiental. Rogge afirmou que o assunto será discutido pela comissão de Meio Ambiente.

Essa pode ser a segunda grande alteração do protocolo da abertura dos Jogos Olímpicos,já que durante a abertura de Seul 1988 e as pombas que estavam em volta da Pira Olímpica foram cremadas no momento em que a pira foi acessa e várias entidades de defesa dos animais protestaram e desde então o lançamento de pombas foi vetado.

Mas,isso pode se tornar um assunto polêmico.Já que as cerimônias da tocha olímpica e as queimas de fogos se tornaram uma das marcas dos Jogos.È só lembrar do encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney'00 e da abertura dos últimos Jogos de Verão em Beijing há dois anos.

Os organizadores das Olimpíadas de Londres afirmaram que o tema ainda não foi discutido para as cerimônias dos Jogos de 2012.

Do Globoesporte.com

Nenhum comentário: