terça-feira, 19 de abril de 2011

Liesa estuda mudanças para o desfile de 2012

Mudanças no regulamento e no método de avaliação dos desfiles. Foi em clima de reformulação no regulamento que a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) realizou, na noite desta quinta-feira, a primeira reunião plenária após a proclamação do resultado oficial do Carnaval 2011.

Uma das principais propostas altera o método de avaliação em relação as notas concedidas pelo júri, onde passariam a ser aplicadas entre 9 (nove) e 10 (dez), sempre fracionadas em 0,1 (um décimo), sendo adotada a oficialização do décimo extra para a escola que mais se destacar dentro do quesito.

Hoje as notas variam entre 8 e 10. Outra mudança estudada é a diminuição das cabines de julgamento de cinco para quatro. O descarte seria mantido, porém deixando de lado apenas a nota mais baixa. Quesitos como enredo, por exemplo, seriam divididos em sub-quesitos, como já acontece com o samba e poderá haver a restrição do contingente de componentes por escola para no máximo 4.200.

- Utilizamos a plenária de hoje para entregar as justificativas e os DVDs com as imagens da torre de TV e de mais quatro ângulos para avaliação dos presidentes e de suas direções de carnaval. Estamos estudando algumas mudanças no regulamento para melhorar o espetáculo. Queremos diminuir o número de julgadores para facilitar a logística de desfile das agremiações. A mudança no sistema de avaliação também é uma das coisas que estamos observando com atenção. Podemos até oficializar a atribuição do décimo extra. Isso tudo será definido em nossa próxima reunião - disse o presidente da Liesa, Jorge Castanheira.

O posicionamento de desfile da Renascer de Jacarepaguá, campeã do Grupo A, é um dos pontos que geram dúvidas. Pelo regulamento atual, a escola promovida do Grupo de Acesso abriria os desfiles de domingo, mas devido as alterações provindas do regulamento desse ano,há várias especulações de que a agremiação da Zona Oeste poderá encerrar o desfile de domingo,após um provável desfile da Beija-Flor, cabendo a São Clemente e Porto da Pedra a árdua missão de serem as primeiras escolas a desfilarem no domingo e segunda, respectivamente.Os anos que tiveram o número ímpar de escolas foram 1986 e 1992 com 15 escolas, 2007 com 13 escolas e agora 2012 com o mesmo número.Os anos de número impares são resultados de anomalias dos desfiles nos anos anteriores.

Por causa do cancelamento do rebaixamento neste ano, o Carnaval de 2012 se desenha de modo diferente do que nos últimos anos. O fato de contar com treze agremiações irá obrigar comque os administradores do espetáculo alterem vários pontos da organização da festa. Serão mais duas datas de ensaio técnico, a mudança dos critérios do sorteio da ordem de desfiles e a diminuição da verba recebida por cada agremiação, já que a divisão incluirá uma nova escola. Para o presidente da Liesa não existe mistério na maneira de se organizar a festa e sim uma adequação a uma situação ocorrida anteriormente.

- Não existe mistério por termos que organizar a festa com mais uma agremiação. Irá ser feito como foi em 2007, quando também tivemos treze escolas no desfile. Este ano,provalvelmente, o domingo terá sete escolas e a segunda-feira seis. Temos que resolver como ficará a questão dos pares do sorteio, já que esse ano temos um número ímpar de agremiações - lembrou.

A demora no início da reforma no Sambódromo e a recuperação dos barracões de Portela, União da Ilha e Grande Rio também foram abordadas na reunião.

- Semana que vem vou me reunir com a Riotur e com a prefeitura para saber a previsão de entrega, tanto da obra no Ssambódromo como, principalmente, dos barracões da Cidade do Samba. O que eu posso adiantar é que a parte de demolição das estruturas afetadas já está quase terminada e que a construtora já produziu o orçamento da obra para a reconstrução dos barracões - frisou Castanheira, lembrando que os novos barracões tem que estar de acordo com a nova legislação de segurança em construção civil aprovada em 2006, quando a Cidade do Samba já havia sido concluída.

Do Carnavalesco

terça-feira, 12 de abril de 2011

Rancorosa, Globo vai ignorar as Olímpiadas de 2012

Como não poderá exibir as Olimpíadas 2012, cujos direitos exclusivos de tv aberta são da Record, a Globo vai dar cobertura mínima (ou seja: praticamente ignorar) para o evento. As medalhas só serão informadas nos telejornais.

Já está decidido que, em hipótese alguma, o canal interromperá qualquer programa para anunciar este ou aquele vencedor.

A cobertura da preparação dos atletas, no entanto, não deverá ser ignorada até o ínicio dos Jogos em 27 de Julho.

Na TV paga, aonde poderá exibir o evento, a Globo vai usar os dois canais SporTV atuais, e abrir mais seis.Totalizando 8 canais.

P abrir os seis novos canais e transmiti-los por 15 dias, a Globosat vai gastar por volta de R$ 1,3 milhão.o que não fede nem cheira

Record vai dar 3 minutos/dia de Olimpíadas; ou mais

Devido ao contrato vencido pela Record em 2007, Globo e demais TV‘s terão direito a cerca de 3 minutos de imagens olímpicas todos os dias. Esses minutos serão escolhidos, editados e enviados diariamente pela equipe da Record para as outras emissoras.

Somente a Record pode fornecer mais minutos a quem quiser.

Da Coluna Ooops de Ricardo Feltrim